Sobre mim

 

“Apaixonada por letras que se juntam de forma tão mágica para contar uma história”.

Escritora, jornalista, roteirista e membro da Academia Santista de Letras.

Nasci em Santos em 1971. Desde nova eu era aquela que escrevia tudo: um primo faria aniversário? “Chama a Viviane que ela escreve o cartão”. Vão mandar flores para a tia distante? “Pede uma frase para a Viviane”. E eu adorava. Sempre amei dar forma através de palavras aos sentimentos que enchem a gente de emoção.

Gosto desse “dom” – inato e lapidado – de conseguir colocar no papel o que as pessoas sentem, pensam e, às vezes, nem imaginam, mas quando leem, descobrem que era exatamente o que gostariam de dizer. Gosto – e sempre gostei – de viver rodeada de livros.

Como os números me encantavam tanto quanto as letras, fiz colegial  técnico em Processamento de dados. Na hora de escolher uma faculdade, com o coração dividido entre Direito e Análise de sistemas, na última hora venceu o Jornalismo: a ideia de viver de escrever e escrever para viver era a realização de um sonho.

Já faz mais de um quarto de século que a “foca”, como chamamos os recém-formados, descobriu uma paixão, que é a adrenalina de uma redação de jornal – e também de um estúdio de rádio. Ainda na faculdade, uma grande alegria: participar do grupo de Focas do Estado de S.Paulo, escolhido entre os formandos de todo o Brasil, curso realizado em parceria com a Casper Líbero, Especialização Universitária em Jornalismo Impresso.

Trabalhei por três vezes no principal jornal da minha cidade – A Tribuna de Santos – atuando como repórter na editoria do Local (que envolve Cotidiano, Política e Polícia) e Esportes. Editei Cultura em jornais regionais e trabalhei na rádio CBN Santos. Também atuei como repórter no jornal Folha de S.Paulo, sendo correspondente de Goiás e Rondônia na Agência Folha. Escrevi, como freelancer, para a Revista Época e por cinco anos fui repórter da Revista dos Vegetarianos. Fiz ainda diversos trabalhos como freelancer, textos de sites, artigos, contos, crônicas … Letras que parecem não ter fim.

Entre jornais, assessorias de imprensa e criar um filho maravilhoso, escrevo livros – projetos meus e trabalhos para empresas. E também roteiros institucionais, além de realizar projetos literários.

Alguns já saíram do papel; outros começam a ganhar vida. Quer saber mais? Acompanhe aqui as novidades.

 

Conheça minhas obras publicadas.