“Em terra de cego, quem tem um olho é rei”

Sabe quando eu lhe falava filho: aprenda mais um idioma. Um não, aprenda dois. Saiba tocar um instrumento musical. Pratique um esporte. Leia, leia muito, que ler lhe permite pensar… Era para isso que eu estava lhe preparando.

O mundo está tão cheio de pessoas que buscam mais do mesmo, que deixaram de valorizar a cultura, os valores essenciais como honestidade e humanidade… Pessoas que aceitam a carga de informações massificadas que é jogada sobre elas sem questionar o que é real, o que é verdadeiro.

Em uma sociedade assim, alguém que sabe ler não apenas livros, mas as pessoas, os comportamentos, a sociedade; alguém que aprende a se comunicar com outros povos e que mantem seu corpo saudável, vira rei. Rei da sua própria vida, comandante do seu destino.

Está explicado porque eu insistia para que você lesse bastante, aprendesse outro idioma e praticasse atividade física? E a música? Ah… A música torna qualquer viagem melhor.

Esse texto é parte do meu livro De mãe para mãe – 100 lições de vida dos ditados populares para compartilhar com os filhos.

Em breve, novidades sobre esta obra.